Como fazer piso tátil de concreto?

Conteúdos dessa Matéria

O piso tátil é um recurso fundamental para proporcionar acessibilidade em locais públicos e privados. Neste post, entenda como fazer piso tátil de concreto da melhor forma!

Os pisos táteis são itens essenciais para garantir a acessibilidade de lugares públicos e privados.

Por terem uma forma padronizada, permitem que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual se orientem nos mais diversos espaços e, assim, se locomovam de maneira segura.

No entanto, os pisos táteis não ajudam apenas as pessoas com deficiência visual, eles ajudam todas as pessoas, inclusive idosos e crianças.

Existem diferentes tipos de pisos táteis, e um deles é o piso tátil de concreto. Quer entender melhor? Então, continue a leitura deste post para saber como fazer piso tátil de concreto!

Funcionalidades do piso tátil

É possível encontrar pisos táteis de diferentes funcionalidades no mercado: o piso tátil direcional e o de alerta.

O Piso Tátil Direcional tem o objetivo de orientar o trajeto. Dessa forma, em lugares grandes, sem pontos de referência que não sejam de fácil detecção, o piso tátil funciona como guia podotátil indicativo de direção.

O Piso Tátil de Alerta, mais conhecido como “piso de bolinha” ou piso antiderrapante, objetiva alertar os perigos ou obstáculos presentes no caminho. Por isso, ele é instalado em rampas, escadas, acessos para calçadas, em frente às portas dos elevadores, na plataforma do metrô e outros pontos como medida de segurança e acessibilidade.

Além disso, o piso tátil de alerta também pode ser utilizado para indicar uma mudança de direção em alguns locais.

Os dois tipos de piso tátil podem ser encontrados no mercado em placas de 25 x 25 cm, 50 x 25 cm e 50 x 50 cm.

Para que serve cada tipo de piso tátil?

Existem diferentes formatos de piso tátil, como os pisos táteis de concreto, borracha, em inox e porcelanato.

O piso tátil de borracha pode ser fabricado em cores variadas, respeitando a norma ABNT NBR 9050. Assim, fica mais fácil tornar a cor contrastante ao piso adjacente.Sua manutenção costuma ser mais barata, pois basta substituir uma única ou as poucas placas que apresentarem desgaste com o tempo.

O piso tátil em inox possui uma aparência elegante, e geralmente é utilizado em shoppings e galerias. Ao contrário do formato de placas, a sinalização é colada diretamente no chão padrão do local. Dessa forma, devido a maior dificuldade de instalação, sua manutenção pode ser mais cara.

O piso tátil em porcelanato é uma alternativa ao piso de borracha. O modelo costuma apresentar grande resistência ao longo do tempo e, dependendo da fabricante, pode ser significativamente mais caro. Esse modelo se destaca pela segurança antiderrapante que oferece ao deficiente visual. Mas, apesar de ser de um material diferente da borracha, também deve obedecer aos critérios da NBR 9050.

VEJA TAMBÉM:
Como representar piso tátil em planta baixa?

Como fazer piso tátil de concreto?

O piso tátil de concreto é um modelo que deve ser aplicado em todos os tipos de obras, pois este é um recurso adicional para promover a acessibilidade de deficientes visuais.

Para instalá-lo no concreto, o ideal é deixar uma “sobra” de 3cm no contrapiso, para não precisar cortar o local depois.

E então, assim que o contrapiso estiver seco, é só instalar as placas de piso tátil.

Para mais sobre Piso Tátil, continue acompanhando o nosso blog!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Entre em Contato e Solicite seu Orçamento

Essencial Acessibilidade

Conteúdo Relacionado