Certamente você já viu o piso de bolinhas por aí, mas nem todo mundo sabe para que essas estruturas servem. Neste post, entenda para que serve o piso tátil!
Ao passar por lugares como metrôs, estações rodoviárias e shoppings, você já deve ter reparado em alguns pisos com bolinhas em alto relevo, ou longilíneos, com cores chamativas. Esses são os pisos táteis.
O piso tátil é um elemento que faz muita diferença para os deficientes visuais, representando autonomia e segurança na hora de andar em lugares públicos e privados.
Aliás, as ruas das cidades precisam melhorar muito para oferecer mais segurança e autonomia, não só para os deficientes visuais, mas também para idosos e crianças, por exemplo. E os pisos táteis são essenciais para isso.
Continue lendo este post e entenda melhor para que serve o piso tátil!
As vantagens do piso tátil
Os pisos táteis possuem um padrão, assim, permitem que as pessoas que têm alguma deficiência visual se orientarem nos mais diversos locais com a autonomia e a segurança necessárias para tanto.
Entre os diversos benefícios que o piso tátil oferece, o principal deles é a orientação na hora de se locomover.
LEIA TAMBÉM:
Qual a importância do piso tátil para o deficiente visual?
Funcionalidades do piso tátil
Existem pisos táteis com diferentes funcionalidades: o piso tátil direcional e o de alerta.
O Piso Tátil Direcional orienta o trajeto. Ou seja, ele indica a direção em diferentes locais.
O Piso Tátil de Alerta, o famoso piso de bolinha, tem a finalidade de alertar os perigos ou obstáculos presentes no caminho. Por isso, ele é instalado em rampas, escadas, acessos para calçadas, em frente às portas dos elevadores e outros pontos estratégicos como medida de segurança e acessibilidade.
Ele também pode ser utilizado para indicar uma mudança de direção em determinados locais.
Para que serve o piso tátil?
Para pessoas com uma boa visão, o piso tátil pode não fazer tanta diferença. No entanto, imagine o desafio que é para um deficiente físico se locomover com segurança e autonomia em locais não sinalizados.
Além de ajudarem com o direcionamento e os alertas de segurança, o piso tátil tornou a questão de se locomover em segurança e autonomia para os deficientes visuais.
Por isso, esse material deve ser exigido em lugares públicos e privados, oferecendo igualdade a todos.
Para mais sobre Piso Tátil, continue acompanhando o nosso blog!