Instalar piso tátil pode parecer mais difícil do que realmente é! Neste post, entenda qual cola usar para piso tátil e como instalar esse item!
Certamente você já viu pisos táteis instalados nas ruas, shoppings e metrôs na sua cidade. Esse item foi feito para ajudar a locomoção pessoal de deficientes visuais, no entanto, para isso é preciso instalar o piso tátil corretamente.
CONFIRA TAMBÉM:
Qual a importância do piso tátil para o deficiente visual?
Os pisos táteis apresentam um padrão, assim, possibilitam que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual se orientarem nos mais diversos locais com a autonomia e a segurança necessárias para tanto. E é exatamente por isso que é preciso ter atenção na hora de colocá-lo.
A seguir, confira qual cola usar para o piso tátil e como instalá-lo corretamente.
Qual cola usar para piso tátil?
Para colar o piso tátil, é preciso utilizar uma cola especial para esse tipo de piso – sempre levando em consideração o material que ele é feito. Afinal de contas, nem todas as colas podem fixar todos os materiais.
Sendo assim, antes de comprar qualquer cola, certifique-se que ela é ideal para o seu piso tátil, como a cola de contato.
Como instalar o piso tátil?
Pode acreditar: instalar o piso tátil é mais simples do que você pensa!
A seguir, confira o passo a passo que preparamos para você saber como instalar o piso tátil de forma correta e fácil.
Os materiais que você vai precisar
Para instalar o piso tátil, você vai precisar de:
- Um Galão de cola de contato (dependendo da quantidade pode ser necessário acrescentar mais de um galão)
- Pincel de 50 mm
- Fita crepe 25 mm
- Martelo de borracha
- Estilete profissional
- Trena
- Máscara respiratória
Passo a passo para instalar o Piso Tátil PVC
Antes de tudo, o primeiro passo é retirar todos os móveis, buracos e qualquer outra coisa que possa atrapalhar a instalação do piso tátil. Depois disso, é necessário fazer a higienização do local, tirando toda a sujeira e poeira do contra piso.
Feito isso, o segundo passo é começar a demarcação. Para isso, é preciso fazer uma máscara utilizando a fita crepe 25 mm e o piso tátil (ainda seco), como gabarito, para orientar o campo de aplicação da cola de contato.
Vale lembrar que o gabarito deve seguir de forma correta como consta na NBR 9050, sendo o piso tátil alerta para alertar (sinalizar): portas, balcões, bebedouros, mudanças de trajetos, escadarias, obstáculos e outros. E o piso tátil direcional para guiar o deficiente visual em seu deslocamento pelo local.
Depois disso, você já pode começar a aplicação de fato. Com o contra piso seco e livre de impurezas, aplique uma camada de cola de contato nos locais demarcados com a fita crepe. Para isso, lembre-se de utilizar a máscara respiratória para evitar intoxicações com o forte cheiro da cola.
Com a cola estiver aplicada no contra piso, você deve aplicar uma camada uniforme da cola de contato no verso do piso tátil.
Somente após a completa evaporação do solvente as placas deverão ser assentadas. Para saber o ponto certo da cola, é só colocar levemente a mão sobre o contra piso e verificar se está com aspecto viscoso, aderindo bem e sem deixar resíduos nas mãos.
A partir deste ponto, é preciso redobrar a atenção na montagem das placas, sabendo diferenciar os modelos e aplicar cuidadosamente utilizando a “máscara” de fita crepe como guia de aplicação. Então, é só alinhar direitinho e pressionar a placa por alguns segundos para fixar.
Se for preciso cortar o piso tátil, utilize o estilete profissional junto do esquadro para que o corte fique perfeito, garantindo um bom acabamento.
Após finalizar a instalação de uma placa, você deve dar pequenas batidas utilizando o martelo de borracha. Isso vai reforçar a fixação e tirar eventuais bolhas. E é essencial eliminar bolhas de ar que podem se formar durante a aplicação.
Para dar o acabamento, retire todo o excesso de fita crepe, e pronto! O piso tátil já pode ser liberado para trânsito após 30 minutos de secagem, caso seja placa de PVC, e no mínimo 10 horas no piso elemento.
Agora que você já sabe todos esses passos, mão na massa!
Para mais sobre Piso Tátil, continue acompanhando o nosso blog!