Como instalar piso tátil em corredores de escola e colégios?

Conteúdos dessa Matéria

Mais do que um ambientes de ensino, escolas e colégios são espaços para inclusão por meio da acessibilidade. Nesse sentido, o piso tátil para deficientes visuais ocupa uma função muito importante. Ele ajuda na locomoção segura e eficiente de todos os alunos que precisam.

Nesse sentido, é fundamental contar com a instalação correta desse tipo de acessório. Para tanto, veja a seguir as principais informações sobre o tema, para que seja possível transformar a sua escola em um ambiente integrativo de acessibilidade.

Qual a importância de instalar piso tátil em escolas?

Felizmente, a questão da acessibilidade para pessoas com deficiência é uma pauta cada vez mais importante. E no ambiente escolar isso não é exceção. Há alunos que fazem parte dessa parcela da sociedade e tem todo o direito a educação e ao amplo acesso as instituições de ensino.

Assim sendo, o piso tátil em escolas tem uma função fundamental para alunos com deficiência visual ou baixa visão. Ele fornece autonomia e segurança para eles, na medida em que podem transitar por todos os espaços da escola de forma efetiva.

Além disso, cabe destacar ainda que há dois tipos de piso tátil que trabalham em conjunto. O primeiro é o direcional, por onde o aluno identifica o caminho que pode percorrer. Já o segundo é o de alerta, que serve para avisar sobre obstáculos que se encontram em sua frente.

Diante dessas informações, podemos afirmar o seguinte sobre esse tipo de piso. Tanto dentro do ambiente escolar quanto em seu entorno, é um direito e uma necessidade para os alunos que precisam. Ele garante autonomia, integração e total acessibilidade.

Como instalar piso tátil para deficientes visuais em escolas e colégios

Para que cumpra sua função com sucesso, a colocação do piso tátil em escolas deve seguir uma série de regras. Nesse sentido, a instalação desse acessório deve levar em consideração a chamada NBR9050 da ABNT, conforme indicações abaixo:

  • Em primeiro lugar, quando houver mudança de direção de duas ou mais linhas de piso direcional, é preciso colocar uma sinalização de alerta;
  • Diante de mudanças de direção com ângulos superiores a 90 graus, a linha guia do piso deve conter sinalização direcional;
  • Além disso, antes de pisos rebaixados com sinalização direcional deve haver uma peça de alerta indicando o afundamento do solo;
  • O piso tátil direcional também deve indicar caminhos até portas e elevadores. Mas antes dessas entradas, deve haver uma sinalização de alerta a indicando;
  • No entorno da escola diante de faixas de travessia é preciso colocar o piso tátil de alerta. Isto a uma distância 0,50 m do meio fio com pisos direcionais no sentido da via;
  • Por fim, em pontos de ônibus o piso tátil direcional deve levar até o local de embarque e desembarque. Já o de alerta precisa ficar ao longo do meio fio.

Considerações finais

Este é um panorama geral sobre o uso e a instalação do piso tátil em escolas. Resumidamente, em corredores peças direcionais devem guiar os alunos com segurança pelo espaço. E as de alerta devem indicar quando há portas, elevadores e outros obstáculos.

Sabendo disso, quando precisar adequar sua escola as normas de acessibilidade, conte com uma empresa especializada. A Essencial Acessibilidade dispõe de todas as ferramentas e itens que você precisa para promover a inclusão e integração entre os alunos. Fale conosco hoje mesmo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Entre em Contato e Solicite seu Orçamento

Essencial Acessibilidade

Conteúdo Relacionado