O piso tátil deve ser instalado para minimizar riscos para pessoas com deficiência visual, tanto em projetos públicos quanto privados. Neste post, entenda as vantagens dessa estrutura e como representar o piso tátil em planta baixa.
Ao passar por locais públicos e privados, você, certamente, já deve ter visto algumas estruturas fixadas no chão que, juntas, formam uma espécie de caminho destacado.
Essas peças têm uma cor que contrasta com o chão e formatos específicos em alto-relevo, que podem ser circulares ou longilíneas, e são conhecidas como pisos táteis.
De maneira geral, os pisos táteis são faixas em alto-relevo fixadas no chão que ajudam a locomoção pessoal de deficientes visuais, conhecido como o piso de bolinhas que garante uma margem de segurança entre a plataforma do metrô e o trem.
No entanto, esse material não auxilia apenas deficientes visuais. Os pisos táteis podem ajudar a caminhada de todas as pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos e até mesmo turistas.
As vantagens do piso tátil
Os pisos táteis são feitos de forma padronizada, permitindo que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual se orientem nos mais diversos espaços e, dessa forma, se locomovam sozinhas, com autonomia e segurança.
Em suma, podemos dizer que o piso tátil apresenta diversas utilidades e vantagens, sendo que a principal delas: ajudar pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças ou idosos, a se locomoverem com mais segurança.
Onde o piso tátil pode ser instalado?
Existem pisos táteis com diferentes funções disponíveis no mercado: o piso tátil direcional e o de alerta.
O piso tátil direcional deve ser instalado no sentido do deslocamento, pois, assim, ele servirá como uma linha-guia, conectando um ponto ao outro.
Já o piso tátil de alerta, deve ser instalado em rampas, escadas, acessos para calçadas, em frente às portas dos elevadores, em pontos de ônibus e outros locais como esses, sinalizando os perigos e o local de embarque e desembarque.
Como representar piso tátil em planta baixa?
Seja em projetos públicos ou privados, o piso tátil deve ser instalado para minimizar riscos para pessoas com deficiência visual.
Aliás, o uso desse piso em espaços de uso público, independente de serem obras públicas ou privadas, é uma obrigatoriedade prevista em lei e respaldada por norma.
Obras mais recentes, normalmente já possuem a acessibilidade prevista, incluindo o piso tátil. No entanto, as obras anteriores à obrigatoriedade e norma, precisam se adaptar.
Para que um projeto seja funcional, sem aplicações equivocadas ou em excesso, o arquiteto responsável pela obra precisa estar familiarizado com as normas referentes ao assunto e deve conhecer como o usuário se desloca. Afinal, o piso tátil é uma estrutura que deve facilitar a locomoção das pessoas, não dificultar.
Para representar o piso tátil em planta baixa, você deve colocar a imagem da estrutura no projeto, e especificar os tamanhos e como ele deve ser utilizada, como nos exemplos abaixo:
Para mais sobre Piso Tátil, continue acompanhando o nosso blog!