Para a instalação adequada do piso tátil, é muito importante se atentar às normas da NBR 9050 e saber qual a medida do piso tátil. Saiba tudo neste post!
Placas de piso tátil podem ser encontradas em diferentes lugares. Seja em calçadas, metrôs, rodoviárias ou até mesmo parques, o piso tátil é essencial para que o deficiente visual consiga se locomover com independência e segurança.
No entanto, existe um detalhe muito importante: a instalação do piso tátil.
Para que a instalação seja feita da melhor forma possível, é obrigatório seguir os padrões previstos pela NBR 9050. Entre outras informações, a norma regulamentadora prevê o tamanho do piso tátil.
Neste post, entenda qual é a medida do piso tátil.
As funcionalidades do piso tátil
Existem pisos táteis com diferentes funcionalidades: o piso tátil direcional e o de alerta.
O Piso Tátil Direcional é feito para orientar o trajeto. Dessa forma, em lugares grandes, sem pontos de referência que não sejam de fácil detecção, ele funciona como guia podotátil indicativo de direção.
O Piso Tátil de Alerta, também conhecido como “piso de bolinha” ou piso antiderrapante, tem o objetivo de alertar os perigos ou obstáculos presentes no caminho. Por isso, ele é instalado em rampas, escadas, acessos para calçadas, em frente às portas dos elevadores e outros pontos como medida de segurança e acessibilidade.
Além disso, esse tipo de piso tátil também pode ser utilizado para indicar uma mudança de direção em determinados locais.
LEIA TAMBÉM:
Para que serve o piso tátil?
As medidas envolvendo o piso tátil:
Os dois tipos de piso tátil podem ser encontrados no mercado em placas de 25 x 25 cm. Além disso, aqui estão outros dados são especificados:
Piso tátil de alerta:
- Diâmetro de base do relevo: 22mm (mínimo) a 30m (máximo).
- Distância horizontal entre centros de relevo: 42mm (mínimo) a 53mm (máximo).
- Distância diagonal entre centros de relevo: 60mm (mínimo) a 75mm (máximo).
- Altura do relevo: Entre 3mm a 5mm.
Piso tátil direcional:
- Largura de base do relevo: 30mm (mínimo) a 40mm (máximo).
- Largura do topo: 20mm (mínimo) a 30mm (máximo).
- Altura do relevo: entre 4 e 5 (quando em placas sobrepostas, a altura do relevo pode ser de 3).
- Distância horizontal entre centros de relevo: 70mm (mínimo) a 85mm (máximo).
- Distância horizontal entre bases de relevo: 45mm (mínimo) a 55mm (máximo).
Como instalar o piso tátil?
Instalar o piso tátil parece mais complicado do que realmente é!
Para a sua instalação, você vai precisar de:
- Um galão de cola de contato (dependendo da quantidade pode ser necessário acrescentar mais de um galão)
- Pincel de 50 mm
- Fita crepe 25 mm
- Martelo de borracha
- Estilete profissional
- Trena
- Máscara respiratória
Passo a passo para instalar o Piso Tátil PVC
O primeiro passo para a instalação correta é retirar todos os móveis, buracos e qualquer outra coisa que possa atrapalhar. Com isso feito, é preciso fazer a higienização do local, tirando toda a sujeira e poeira do contra piso.
Depois, é hora de começar a demarcação. Para isso, é necessário fazer uma máscara utilizando a fita crepe 25 mm e o piso tátil (ainda seco), como gabarito, para orientar o campo de aplicação da cola de contato.
Vale lembrar que o gabarito deve seguir de forma correta como consta na NBR 9050, sendo o piso tátil alerta para alertar (sinalizar): portas, balcões, bebedouros, mudanças de trajetos, escadarias, obstáculos e outros. E o piso tátil direcional para guiar o deficiente visual em seu deslocamento pelo local.
E então, você já pode começar a aplicação de fato. Com o contra piso seco e livre de impurezas, aplique uma camada de cola de contato nos locais demarcados com a fita crepe. Para isso, lembre-se de utilizar a máscara respiratória para evitar intoxicações com o forte cheiro da cola.
Com a cola estiver aplicada no contra piso, você deve aplicar uma camada uniforme da cola de contato no verso do piso tátil.
Somente após a completa evaporação do solvente as placas deverão ser assentadas. Para saber o ponto certo da cola, é só colocar levemente a mão sobre o contra piso e verificar se está com aspecto viscoso, aderindo bem e sem deixar resíduos nas mãos.
A partir deste ponto, é preciso redobrar a atenção na montagem das placas, sabendo diferenciar os modelos e aplicar cuidadosamente utilizando a “máscara” de fita crepe como guia de aplicação. Então, é só alinhar direitinho e pressionar a placa por alguns segundos para fixar.
Se for preciso cortar o piso tátil, utilize o estilete profissional junto do esquadro para que o corte fique perfeito, garantindo um bom acabamento.
Depois de finalizar a instalação de uma placa, é preciso dar pequenas batidas utilizando o martelo de borracha, isso vai reforçar a fixação e retirar eventuais bolhas. E é imprescindível eliminar bolhas de ar que podem se formar durante a aplicação.
Para dar o acabamento, retire todo o excesso de fita crepe, e pronto! O piso tátil já pode ser liberado para trânsito após 30 minutos de secagem, caso seja placa de PVC, e no mínimo 10 horas no piso elemento.
Para mais sobre Piso Tátil, continue acompanhando o nosso blog!