O mapa tátil, como o próprio nome já sugere, é um mapa pensado para guiar deficientes visuais ou de baixa visão dentro de ambientes. Sua sinalização é toda feita por meio de representações em relevo.
Com ele, é possível saber a distância de um ambiente para outro, facilitando a escolha de qual trajeto seguir através do tato e da estruturação de um mapa mental construído pela pessoa.
A seguir, entenda melhor o que o mapa tátil precisa ter!
Medidas e especificações do mapa tátil
O mapa tátil pode ter medidas padrões ou personalizadas, com relevos de escritas e braille, sempre com o braille abaixo do texto em alto relevo. Nele, devem sempre constar informações objetivas e básicas, para facilitar a leitura pelas pessoas.
O ponto fundamental é que o trajeto deve sempre garantir uma rota segura para o deficiente visual.
Assim como outros itens de acessibilidade, a sinalização em braille precisa seguir certos critérios técnicos. Também vale ressaltar que a norma brasileira que prevê as questões técnicas relacionadas ao uso do braille (como o espaçamento, a largura, a altura e o diâmetro dos pontos e das celas) estão descritas na NBR 9050.
A Essencial tem um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Clique aqui para conferir!
Onde encontrar mapa tátil de qualidade?
Se você está à procura de um mapa tátil para instalar no seu estabelecimento deve imaginar a importância de escolher um produto de qualidade e, mais do que isso, que a instalação dele siga os critérios técnicos determinados.
Não há com o que se preocupar, pois a Essencial Acessibilidade atua há mais de 10 anos no mercado de acessibilidade e conta com uma equipe especializada para criar os melhores orçamentos e instalações adaptados ao seu negócio.
Saiba mais sobre o nosso mapa tátil clicando aqui.