Piso tátil na calçada: qual é o uso correto?

Conteúdos dessa Matéria

O piso tátil possui uma função essencial: oferecer maior acessibilidade nas cidades e espaços públicos diversos. Para as calçadas, devem ser utilizados os pisos táteis do tipo direcional e de alerta e eles precisam seguir as regras da norma vigente. Saiba mais aqui.

O piso tátil na calçada é essencial para guiar especialmente pessoas com deficiência visual em seus trajetos, principalmente quando estão sozinhas. Dessa maneira, elas conseguem circular pela cidade com segurança e autonomia. O piso tátil utilizado nas calçadas serve como um alerta às pessoas sobre diferentes questões acerca do seu entorno, como por exemplo a presença de rampas, bueiros ou árvores.

Atualmente, de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), locais públicos devem ser acessíveis a todas as pessoas, daí a importância de equipar a cidade com recursos que orientem aqueles que possuem algum tipo de dificuldade para ir e vir. Além disso, a norma também possui exigências específicas sobre como esse piso tátil deve ser aplicado.

Neste novo conteúdo do nosso blog vamos te explicar os principais tipos de piso tátil usados em calçadas e como eles devem ser colocados.

Tipos de piso tátil para calçadas

Tanto o piso tátil direcional quanto o piso tátil de alerta devem ser usados para orientar deficientes visuais sobre as calçadas que utilizam. O primeiro serve para mostrar o trajeto em si, já o segundo tem como objetivo alertar sobre os perigos e obstáculos presentes no meio do caminho entre um passo e outro.

Leia também: Quando surgiu o piso tátil?

O piso tátil direcional deve ser usado em calçadas largas e de grande circulação, indicando o caminho a ser percorrido em espaços muito amplos. Já o piso tátil de alerta apresenta pequenas esferas em sua superfície que podem ser percebidas com o auxílio de uma bengala. Juntos, esses pisos táteis projetam o caminho a ser seguido pelas pessoas.

É essencial que ambos tenham cores contrastantes com o piso do local para auxiliar as pessoas que possuem baixa visão.

Como o piso tátil deve ser usado

Para que o piso tátil na calçada seja aplicado corretamente e cumpra com sua função, além de estar de acordo com as normas, é preciso seguir algumas orientações. Veja abaixo e certifique-se de que a instalação seja feita corretamente:

1) Informar a existência de desníveis ou situações de risco quando não há a possibilidade de detecção por bengala longa;

2) Orientar o posicionamento adequado para a pessoa com deficiência visual ao utilizar equipamentos de autoatendimento ou serviços, trens e elevadores;

3) Indicar mudanças de direção ou percurso;

4) Informar o início e o término de degraus, escadas e rampas e a existência de patamares em escadas e rampas;

5) Ressaltar que, sempre que houver mudança de direção com ângulo entre 90° e 150° entre os pisos direcionais, deve ser instalado um piso de alerta. As dimensões devem ser equivalentes ao dobro da largura do piso direcional;

6) Sempre que houver o encontro de três faixas direcionais, o piso de alerta também deve ser instalado. O objetivo é formar uma área de alerta. Seu tamanho deve ser triplamente proporcional ao piso tátil direcional;

7) Os pisos táteis são instalados em áreas com grande fluxo de pessoas, como no caso das calçadas. Portanto, essas são soluções de acessibilidade que devem apresentar altíssimo padrão de qualidade e durabilidade, justamente para suportarem anos de impactos diversos como mudanças climáticas. O desgaste com o passar do tempo deve ser observado e, caso haja necessidade, o piso tátil precisará ser trocado;

8) Por último, mas não menos importante, é necessário indicar o local da travessia de pedestres.

Características do piso tátil na calçada

De acordo com as regras da NBR 9050, o piso tátil de alerta deve seguir as seguintes medidas para que possa ser aplicado nas calçadas:


– Diâmetro de base do relevo: 22mm (mínimo) a 30m (máximo);
– Distância horizontal entre centros de relevo: 42mm (mínimo) a 53mm (máximo);
– Distância diagonal entre centros de relevo: 60mm (mínimo) a 75mm (máximo);
– Altura do relevo: Entre 3mm a 5mm;
– Em rebaixamentos de calçadas, quando houver sinalização tátil direcional, esta deve encontrar com a sinalização tátil de alerta.

Quando instalados da maneira correta, os pisos táteis cumprem totalmente o seu papel, que é de oferecer independência e segurança para deficientes visuais que circulam pela cidade. Piso tátil na Essencial
Com 10 anos de experiência no mercado de acessibilidade, a Essencial surgiu do sonho de mudar a vida de pessoas menos favorecidas socialmente devido suas capacidades físicas, oferecendo-as um mundo mais prático e acessível.

Clique aqui para conhecer a nossa linha de produtos e soluções para os mais variados espaços.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre acessibilidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Entre em Contato e Solicite seu Orçamento

Essencial Acessibilidade

Conteúdo Relacionado