Conhecer a NBR 9050 é essencial para a projeção de espaços acessíveis, inclusive para a instalação de piso tátil. Neste post, entenda mais sobre essa norma!
Quando falamos em edificações públicas, não podemos deixar de levar em consideração que os espaços sejam pensados de maneira acessível para todos, não é mesmo?
Contudo, na hora de projetar, sabemos que “adequar” o projeto às normas pode ser uma grande dor de cabeça, ainda mais quando cada centímetro importa.
A NBR 9050 de 2015 estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados em projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.
Assim, é essencial conhecer as normas antes de projetar qualquer coisa, inclusive a instalação de piso tátil. Entenda mais a seguir!
Para que serve a NBR 9050?
A NBR 9050 é responsável por estabelecer critérios e parâmetros para o projeto, a construção, a instalação e a adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.
Em outras palavras, essa norma apresenta regras para uma grande diversidade de acessórios, sinalizações e estruturas cuja utilização deve ser garantida a todos, de forma autônoma, independente e segura.
Piso tátil e a NBR 9050
Como acabamos de ver, a NBR 9050 é uma norma que garante a acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. Essa norma estabelece parâmetros que devem ser seguidos de forma obrigatória para quem deseja instalar os pisos táteis.
A grande vantagem de seguir os padrões da NBR 9050 é estar usando uma linguagem universal e comprovadamente eficiente para auxiliar o deficiente visual e tornar o local mais acessível.
Um dos primeiros pontos que devemos levar em consideração é a cor do piso tátil. É obrigatório que a coloração da placa do piso seja contrastante ao solo adjacente. Dessa forma, o usuário com baixo índice de visão também conseguirá perceber a diferença sem a necessidade de bengala auxiliar.
A documentação da NBR 9050 é extensa e extremamente precisa. Por isso, sua leitura é indispensável antes da instalação do piso tátil.
LEIA TAMBÉM:
Por que o piso tátil é colorido?
Quando utilizar o piso tátil?
Alguns usos para o piso tátil, de acordo com a NBR 9050, são:
- Informar a existência de desníveis ou situações de riscos quando não detectado por bengala longa;
- Orientar o posicionamento adequado para a pessoa com deficiência visual ao utilizar equipamentos de autoatendimento ou serviços, trens e elevadores;
- Indicar mudanças de direção ou percurso;
- Informar o início e término de degraus, escadas e rampas, como também a existência de patamares em escadas e rampas;
- Indicar o local da travessia de pedestres.
Conheça a Essencial Acessibilidade
A fábrica Essencial, através de injeção plástica, fabrica seus próprios materiais, garantindo assim alta qualidade ao consumidor do começo ao fim.
Para nós, acessibilidade não é um favor, acessibilidade é um direito.
Clique aqui e confira os nossos produtos!
Para mais sobre Piso Tátil, continue acompanhando o nosso blog!