Entenda o principal motivo para o qual as placas de piso tátil são fabricadas em diferentes cores. Confira todos os detalhes!
Para auxiliar na locomoção de deficientes visuais pelas cidades, há diferentes iniciativas. Entre elas está o piso tátil, que é muito comum em prédios, estações de metrô, escadas e até em ruas.
O piso tátil é parte importante da acessibilidade e fundamental para que cidades se tornem cada vez mais inclusivas. Tendo dois tipos principais, alerta e direcional, eles são distribuídos tanto em ambientes externos quanto internos.
Uma das dúvidas que mais aparecem quando se começa a falar sobre piso tátil é por que as cores são diferentes? A seguir, confira por que o piso tátil é colorido!
Tipos de piso tátil
Em suma, existem dois tipos de piso tátil: direcional e de alerta.
O piso tátil direcional é indicado para orientar um trajeto, tendo relevos obtusos. Já o piso tátil de alerta contém pequenos círculos que apontam a presença de algum perigo que exija atenção do pedestre ou a mudança do trajeto, utilizado em degraus, rampas e plataformas.
Lembrando que todos os tipos de piso tátil devem apresentar uma cor contrastante com o piso onde está instalado.
LEIA TAMBÉM:
Para que serve o piso tátil?
Quando utilizar o piso tátil?
Alguns usos para o piso tátil, segundo a NBR 9050, são:
- Informar a existência de desníveis ou situações de riscos quando não detectado por bengala longa;
- Orientar o posicionamento adequado para a pessoa com deficiência visual ao utilizar equipamentos de autoatendimento ou serviços, trens e elevadores;
- Indicar mudanças de direção ou percurso;
- Informar o início e término de degraus, escadas e rampas, como também a existência de patamares em escadas e rampas;
- Indicar o local da travessia de pedestres.
Por que o piso tátil é colorido?
Como você já pôde perceber em diversos locais, as placas de piso tátil podem aparecer em diferentes cores, como azul, vermelho, verde, amarelo, preto e branco.
O motivo disso nós já falamos acima: a cor do piso tátil precisa ser contrastante ao solo que serve de base.
O contraste é indispensável para auxiliar na locomoção de pessoas com baixa visão, pois assim ela poderá comparar as cores contrastantes para conseguir interpretar a sinalização proposta pelo piso tátil.
Além disso, o uso de cores pelo piso tátil também está descrito na norma técnica. A NBR 9050, além de prever a forma de instalar e organizar, também relata a necessidade de tomar cuidado com as cores usadas.
Para mais sobre Piso Tátil, continue acompanhando o nosso blog!