Utilização do piso tátil em rampas de igrejas

Conteúdos dessa Matéria

Utilizar o piso tátil em rampas de igrejas é algo importante para a acessibilidade e inclusão de todos os fiéis. Pessoas cegas ou com baixa visão precisam ter acesso a esses elementos e não apenas para a comodidade. Mas também é preciso atentar para a questão da segurança. 

Assim, os pisos táteis devem ser instalados de forma correta, levando em conta o tipo de piso e outros aspectos. Nesse sentido, existem dois grupos de pisos que podem ser aplicados em rampas de igrejas: os pisos direcionais e os de alerta. 

Os dois possuem diferenças significativas e exercem funções diferentes, como veremos a seguir. Então, continue a leitura e fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre os pisos táteis. Veja suas vantagens, com funciona sua instalação e outros elementos acessíveis. 

Piso tátil direcional 

Primeiro vamos conhecer o piso tátil direcional. Sua principal característica é que ele serve para direcionar as pessoas com deficiência visual pelo melhor percurso, garantindo a segurança durante o trajeto.

O piso direcional é formado por linhas paralelas em relevo e deve ser instalado de acordo com o percurso ideal. Ao entrar em contato com essas linhas, a bengala do deficiente visual causa um atrito. Isso indica que ele pode continuar no percurso.

Em termos de comparação, o piso direcional funciona como um sinal verde de um semáforo. Ele transmite a mensagem “siga livre” para o indivíduo cego ou com baixa visão. 

Esse elemento acessível pode ser utilizado em calçadas, passeios públicos, rampas, etc. Em relação às rampas de igrejas, o piso tátil direcional vai permitir que a pessoa acesse o templo de maneira segura e com mais agilidade. 

Piso tátil de alerta

Por outro lado, o piso tátil de alerta possui uma finalidade diferente em relação ao piso direcional. Seguindo com a comparação sobre o semáforo, o piso de alerta funciona como o sinal vermelho. Ele transmite a mensagem “pare” para o indivíduo. 

Em outras palavras, a presença desse piso tem como objetivo alertar a pessoa sobre algum obstáculo no caminho. Assim, a pessoa com deficiência visual deve mudar a rota, garantindo a segurança no trajeto.

Por isso o piso tátil não é formado por linhas, mas por esferas em relevo, conhecidas simplesmente como “bolinhas”. Elas são espalhadas na superfície do piso. Assim, entram em contato com a bengala do deficiente visual e o alerta sobre obstáculos físicos logo a frente. 

O piso tátil de alerta deve ser instalado em conjunto com o piso direcional. Um complementa o outro. Por exemplo, não adianta instalar apenas o piso de alerta e negligenciar a utilização do piso direcional.

Nas rampas de igrejas, o piso de alerta é instalado sobretudo no início e no final da rampa, indicando a mudança de nível ou o final do seu percurso. Assim, temos o piso direcional em toda a extensão da rampa e o piso de alerta nas extremidades da estrutura.

Vantagens dos pisos táteis em rampas de igrejas

O piso tátil em rampas possui diversas vantagens, seja para igrejas ou outros ambientes com grande circulação de pessoas. Veja algumas delas:

  • Segurança e comodidade: como destacamos lá no início deste artigo, os pisos táteis garantem maior segurança e comodidade a pessoas cegas ou com baixa visão. A instalação desses elementos é a principal forma de evitar acidentes e garantir a mobilidade, um direito de todos;
  • Sustentabilidade: os pisos táteis são extremamente sustentáveis e não prejudicam o meio ambiente. Alguns materiais, como o inox ou PVC, são recicláveis e apresentam ainda mais vantagens para os estabelecimentos;
  • Durabilidade e higiene: esses pisos são muito duráveis, exigem manutenção simplificada e barata e são altamente higiênicos. O piso tátil em inox, por exemplo, pode ser limpo apenas com um pano úmido e detergente neutro. Isso remove todos os seus agentes contaminantes;
  • Instalação facilitada: a instalação dos pisos táteis não é algo tão complexo, como muita gente pensa. Claro que você vai ter que ficar atento ao projeto para não cometer erros. Mas a instalação tende a ser rápida e sem maiores problemas;
  • Design: temos ainda a questão do design, já que os pisos táteis podem contribuir para a decoração e design do ambiente. No caso de igrejas e templos religiosos, esses pisos podem ser discretos e até mesmo passar despercebidos pelas outras pessoas. Assim ele não interferirá no design do espaço.

Diante de todas essas vantagens, não podemos esquecer que a instalação de pisos táteis e outros elementos acessíveis é uma questão de empatia, inclusão e solidariedade. Além de promover qualidade de vida e bem-estar, esses pisos ajudam na independência dos deficientes visuais!

O que levar em conta na escolha do piso

Vários pontos precisam levar em conta antes da instalação dos pisos táteis em rampas. Primeiro, é essencial ter um projeto bem elaborado. Depois, a escolha do piso ideal é de extrema relevância para o sucesso do projeto.

Existem pisos em PVC, inox, concreto, porcelanato, entre outros. Os pisos em PVC, por exemplo, são colados no solo por meio de uma cola especial. Já os pisos em inox podem ser colados ou aparafusados. 

Enfim, consultar especialistas no assunto vai ser importante para determinar o tipo de piso e outros pontos relevantes sobre sua instalação em rampas e demais ambientes. 

Outros elementos acessíveis

Além do piso tátil, igrejas podem e devem contar com outros elementos acessíveis. E isso sempre seguindo as normas técnicas, mas, principalmente, exercendo a inclusão e empatia. Assim, veja outros exemplos de elementos acessíveis que vão facilitar a vida de deficientes visuais:

  • Linha Braile: elementos como placas em braile e mapas táteis ajudam as pessoas cegas ou com baixa visão a se localizarem nos mais variados ambientes. Em uma igreja, esses itens facilitam o acesso dessas pessoas, indicando também onde estão localizados os outros ambientes do templo;
  • Escada acessível: em escadas, além do piso tátil, é muito importante investir em corrimões e placas indicativas. Seu intuito é evitar acidentes, visto que as escadas de igrejas possuem grandes fluxos de pessoas;
  • Banheiro acessível: ir ao banheiro pode ser um desafio para pessoas cegas ou com baixa visão. Por isso existem elementos como barras de apoio, alarme de emergência, além dos próprios pisos táteis e placas em braile;
  • Estacionamento acessível: o estacionamento faz parte do estabelecimento e os projetos acessíveis precisam englobar também as vagas para veículos. Nesse caso, além de viabilizar um trajeto seguro entre estacionamento e estabelecimento, é essencial investir em placas e sinalizações adequadas.

Então, projetos acessíveis para igrejas precisam pensar de forma ampla, para atender de forma igualitária todos os fiéis. 

Conte com a Essencial Acessibilidade

Como vimos ao longo deste artigo, o piso tátil em rampas de igreja é um elemento fundamental, mas que não deve ser instalado de forma isolada. Projetos acessíveis envolvem vários itens que têm como objetivo a segurança e bem-estar das pessoas com alguma deficiência. 

No caso dos pisos táteis, o foco está em atender não apenas pessoas completamente cegas, mas pessoas com visão prejudicada. E, para isso, é essencial contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto. 

Assim, a Essencial Acessibilidade vai te dar toda a assistência em seu projeto acessível. Contamos com um catálogo diversificado de produtos. Nossa equipe pode te orientar em relação à escolha do material ideal e instalação dos elementos acessíveis. 

Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Entre em Contato e Solicite seu Orçamento

Essencial Acessibilidade

Conteúdo Relacionado