Piso tátil vinílico: Veja como deve ser instalado!

Conteúdos dessa Matéria
piso tátil vinílico

Sempre quando falamos em piso tátil vinílico ou piso tátil PVC, destacamos a importância de contar com materiais de excelente qualidade. E isso realmente é muito relevante visando a segurança e inclusão de pessoas com deficiência visual. 

Mas há também outra questão que não pode ser deixada de lado: a correta instalação dos elementos acessíveis. Instalar de maneira adequada pisos táteis garante a funcionalidade deles e, portanto, a acessibilidade. 

Além disso, você poupa tempo e recursos, evitando o retrabalho caso instale de forma errada esse tipo de piso. Então, no artigo de hoje vamos falar mais sobre o piso tátil vinílico. Veja como instalá-lo e outras informações relevantes a respeito desse assunto! 

O que é o piso tátil de PVC? 

Os pisos táteis de forma geral começaram a ser utilizados no Japão, a partir da década de 1960. Inicialmente, esse tipo de piso era aplicado apenas em locais específicos, como, por exemplo, escolas para pessoas cegas. 

O piso tátil tem como função ajudar na mobilidade de pessoas com baixa ou nenhuma visão. Esse elemento consiste em uma placa com relevos instalada devidamente no solo. O piso tátil pode ser de alerta ou direcional. No piso de alerta, os relevos possuem formato de esferas. Estas servem para alertar o indivíduo sobre a presença de algum obstáculo físico à frente. 

Já o piso direcional é formado por linhas paralelas em relevo que servem para indicar o percurso mais seguro para deficientes visuais. 

Com o passar dos anos, a sociedade se conscientizou sobre a importância desse elemento em todos os projetos. Além do mais, os pisos evoluíram e passaram a ser fabricados com materiais mais versáteis e resistentes.

Uma das matérias-primas mais utilizadas na fabricação dos pisos táteis é o PVC. Trata-se de um polímero sintético de plástico amplamente aplicado em vários setores da sociedade. Ele se caracteriza, principalmente, pela versatilidade e custo-benefício. 

Outra vantagem que chama a atenção é a facilidade na instalação do piso tátil de PVC. Nesse caso, ele é colado ao solo com uma cola de contato ou cola vinílica. Por isso esse piso também é chamado de piso tátil vinílico! Mesmo levando em conta a facilidade em sua instalação é preciso tomar uma série de cuidados na hora da fixação das placas de PVC. E é sobre isso que vamos falar mais adiante. 

Qual é vantagem do piso tátil vinílico? 

O piso tátil vinílico possui diversas vantagens que precisam ser levadas em conta na hora de avaliar a aquisição desse material. Confira os principais benefícios desse elemento acessível:

  • Facilidade na instalação, permitindo uma montagem rápida e sem fazer muita sujeira;
  • Versatilidade, pois pode ser instalado em diversos tipos de ambientes, inclusive sobre outros pisos, como porcelanato e cerâmica;
  • Praticidade na hora de limpar, pois não vai exigir o uso de muitos produtos químicos, além de ser um material higiênico;
  • Conforto para todos que precisam utilizar esse piso. O PVC é um material aconchegando que, por exemplo, não aquece diante de uma temperatura elevada no ambiente;
  • Mais acessibilidade em ambientes internos, tanto para pessoas cegas como para indivíduos com baixa visão. O PVC está disponível em diversas cores chamativas que auxiliam essas pessoas;
  • Custo-benefício, levando em conta todas as vantagens e o preço desse tipo de piso;
  • Economia para adaptações acessíveis em projetos já existentes. Isso porque não será preciso fazer grandes alterações no piso para a instalação das placas de PVC.

Além dessas vantagens, precisamos destacar que a instalação do piso tátil vinílico é uma questão de cidadania. Ele possibilita a inclusão, contribuindo para a segurança de todos que transitam por determinado local.  

Como instalar corretamente o piso tátil vinílico? 

A instalação correta do piso tátil PVC precisa seguir uma série de orientações, especialmente no que diz respeito a devida fixação das placar ao solo. 

Nesse sentido, o primeiro passo é ficar atento aos materiais necessários para a instalação. Não se esqueça de ter em mãos itens como a cola vinílica, pincel, fita crepe, estilete, trena, martelo de borracha e máscara respiratória. 

Antes de começar a instalação, prepare devidamente o solo. Para isso, deixe o piso nivelado, sem buracos e completamente limpo, livre de sujeira e até mesmo poeira. Se você não higienizar corretamente o solo, a cola vinílica pode não colar direito e prejudicar a fixação das placas. 

Então, depois de preparar o solo e ter em mãos todos os materiais necessários, chegou a hora de começar a colar as placas. Para isso, siga os seguintes passos. 

Inicie a demarcação 

Primeiramente você tem que fazer a demarcação do solo utilizando a fita crepe. Aplique a fita nas bordas de acordo com o local onde as placas de PVC deverão ser instaladas. Ela vai orientá-lo na hora de aplicar a cola vinílica. 

Aplique a cola

Com o piso limpo e demarcado, comece a aplicar a cola com o pincel. Aplique uma camada dentro do espalho delimitado pela fita crepe. Para esse processo, utilize uma máscara respiratória para não inalar o cheiro forte da cola, pois isso pode causar intoxicação. 

Aplique a cola no piso

O verso das placas de PVC também precisa de uma camada de cola vinílica. Faça a aplicação de maneira uniforme, utilizando o pincel. 

Espere alguns segundos

Você não deve fixar o piso tátil PVC ao solo imediatamente após a aplicação da cola. É preciso esperar a evaporação do solvente. Ou seja, a cola tem que estar “no ponto certo”. Para se certificar disso, após aplicar a cola no solo, aguarde alguns segundos. Em seguida, toque o local levemente com uma das mãos. Se a cola estiver viscosa, você já pode fixar a placa de PVC. 

Fixe as placas de maneira correta

Faça a fixação das placas de PVC de acordo com a demarcação em fita crepe que você fez no início. Tenha cuidado para alinhar bem o piso tátil vinílico. Só depois de ter certeza quanto à posição correta do piso, pressione a placa durante alguns segundos para a total fixação. Esse processo também ajuda a eliminar possíveis bolhas que podem se formar durante a instalação do piso tátil PVC. 

Faça o acabamento 

Se necessário, com o auxílio do canivete e/ou da trena, faça os devidos ajustes. Por exemplo, elimine possíveis excessos de piso ao final das demarcações. 

Por fim, retire a fita crepe e utilize o martelo de borracha para dar batidas leves no piso, com o intuito de fixá-lo bem ao solo. Depois de esperar cerca de meia hora, o piso já pode ser liberado para o trânsito de pedestres. 

Vale ressaltar que a primeira limpeza do piso tátil PVC deve ser feita após uma semana da instalação, com água e sabão neutro. Você pode utilizar um rodo e pano úmido para a limpeza. Além do mais, a instalação desse piso segue a NBR9050, norma técnica sobre elementos acessíveis. 

Veja onde comprar os melhores pisos táteis de PVC

Para ter acesso ao que há de melhor e mais moderno em piso tátil vinílico, entre em contato com a Essencial Acessibilidade. Além de oferecermos materiais de excelente qualidade, contamos com uma equipe qualificada para te orientar quanto à instalação desse tipo de elemento acessível. 

Atuamos há mais de 10 anos nesse mercado, sempre promovendo a inclusão por meio de iniciativas concretas e eficientes. Temos como foco a segurança e a mobilidade dos deficientes visuais. Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como podemos te ajudar no seu projeto acessível. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Entre em Contato e Solicite seu Orçamento

Essencial Acessibilidade

Conteúdo Relacionado