Seg. a Qui. de 8h às 18h
Sex. de 8h às 17h
(11) 4309-7950
(11) 4309-7951
Seg. a Qui. de 8h às 18h
Sex. de 8h às 17h
(11) 4309-7950
(11) 4309-7951
(11) 4309-7950
(11) 4309-7951
Atendimento na Fábrica
Atendemos todo o Brasil.
O que Fabricamos
Entre em Contato e Solicite seu Orçamento
nossos produtos
Ao caminhar por locais públicos e privados, você já deve ter visto algumas estruturas afixadas no chão que, juntas, formam uma espécie de caminho destacado. Elas têm cor contrastante com o chão e formatos específicos em alto-relevo, que podem ser tanto circulares como longilíneos. Essas estrututuras são os pisos táteis.
Em suma, os pisos táteis são faixas em alto-relevo fixadas no chão que ajudam a locomoção pessoal de deficientes visuais, conhecido como aquele piso de bolinhas que garante uma margem de segurança entre a plataforma do metrô e o trem.
Mas, essa material não auxilia apenas deficientes visuais. No geral, os pisos táteis podem ajudar a caminhada de todas as pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos e até mesmo turistas.
informações
Os pisos táteis são feitos de uma maneira padronizada, permitindo que as pessoas que têm alguma deficiência visual se orientarem nos mais diversos espaços e, dessa forma, se locomovam sozinhas, com a autonomia e a segurança necessárias para tanto.
Em síntese, é possível dizer que o piso tátil apresenta as mais variadas utilidades e vantagens, sendo que a principal delas é: ajudar pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças ou idosos, a se locomoverem com segurança.
informações
Existem pisos táteis com diferentes funcionalidades disponíveis no mercado: o direcional e o de alerta.
O Piso Tátil Direcional possui o propósito de orientar o trajeto. Assim, em lugares grandes, sem pontos de referência que não sejam de fácil detecção, este material funciona como guia podotátil indicativo de direção.
O Piso Tátil de Alerta, também conhecido como “piso de bolinha” ou piso antiderrapante, tem o objetivo de alertar os perigos ou obstáculos presentes no caminho.
Por isso, ele é instalado em rampas, escadas, acessos para calçadas, em frente às portas dos elevadores e outros pontos como medida de segurança e acessibilidade.
Além disso, esse modelo também pode ser utilizado para indicar uma mudança de direção em determinados locais. Suas cores contrastantes tem a finalidade de ajudar as pessoas com baixa visão.
saiba mais
Existem diferentes formatos de piso tátil disponíveis no mercado, como os pisos táteis de borracha, em inox e porcelanato.
O piso tátil de borracha pode ser fabricado em diferentes cores, respeitando a norma ABNT NBR 9050. Dessa maneira, fica mais fácil tornar a cor contrastante ao piso adjacente. Normalmente, sua manutenção é mais barata, pois basta substituir uma única ou as poucas placas que apresentarem desgaste com o tempo.
O piso tátil em inox apresenta uma aparência elegante, e geralmente é no interior de shoppings e galerias. Ao contrário do formato de placas, a sinalização é colada diretamente no chão padrão do local. Assim, devido a maior dificuldade de instalação, sua manutenção pode ser mais cara. No entanto, esse modelo não deixa de ser uma ótima opção para quem busca a valorização de ambientes internos.
O piso tátil em porcelanato é uma alternativa ao piso de borracha. O modelo costuma apresentar grande resistência ao longo do tempo e, dependendo da fabricante, pode ser significativamente mais caro.
O piso tátil em porcelanato se destaca pela segurança antiderrapante que oferece ao deficiente visual. Mas, apesar de ser de um material diferente da borracha, também deve obedecer aos critérios da NBR 9050.
Todos os tipos de piso tátil servem para garantir a autonomia e segurança das pessoas com deficiência visual na hora de se locomoverem.
Para pessoas com uma boa visão, o piso tátil pode não fazer muita diferença. Mas, imagine o desafio que é para um deficiente físico se locomover com segurança e autonomia em locais não sinalizados.
O piso tátil é uma solução que deve ser exigida em lugares públicos e privados, oferecendo igualdade, autonomia e segurança a todos.
Conheça
O direcional deve ser instalado no sentido do deslocamento, pois, dessa forma, ele servirá como uma linha-guia, conectando um ponto ao outro.
Já o de alerta, deve ser instalado em rampas, escadas, acessos para calçadas, em frente às portas dos elevadores, em pontos de ônibus e outros locais como esses, sinalizando os perigos e o local de embarque e desembarque.
A NBR 16537 estabelece critérios e parâmetros técnicos observados para a elaboração do projeto e instalação de sinalização tátil no piso, seja para construção ou adaptação de edificações, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade para a pessoa com deficiência visual ou surdo-cegueira.
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!